segunda-feira, 30 de agosto de 2010

SEXO, AMOR E PAIXÃO SÃO A MESMA COISA ?


Sexo, Amor e Paixão são a mesma coisa ?
Vamos começar definindo ambos.
* Dicionario online.
Amor: 1. Sentimento que induz a aproximar, a proteger ou a conservar a pessoa pela qual se sente afeição ou atracção!atração; grande afeição ou afinidade forte por alguém do sexo oposto.
2. Sentimento intenso de atracção!atração entre duas pessoas. = paixão
Paixão: 1. Impressão viva.
2. Perturbação ou movimento desordenado do ânimo.
3. Grande inclinação ou predilecção!predileção.
4. Afecto!Afeto violento, amor ardente.
5. O objecto!objeto desse amor.
Sexo:1. Diferença física ou conformação especial que distingue o macho da fêmea.
2. Conjunto de indivíduos que têm o mesmo sexo.
3. Relação sexual. = coito, cópula

Como definir sentimentos tão parecidos ou tão diferentes ? Dependentes um do outro !
Há um ditado no popular que diz :
O amor é cego e a paixão é caolha.
O amor precisa ser cego até que ponto ? 1ª Cor 13:04-07
Dizem que paixão é fogo de palha que dá e passa. Paixão e fogo que arde, no amor e no sexo.
Bom a resposta está no que é certo ou errado. Obediência as leis divinas, morais e sociais ( pecado ou não).
Namoro
O namoro é uma etapa importante e necessária no desenvolvimento do ser humano. E é na adolescência que se inicia esta atração pelo sexo oposto. Mudanças físicas, psicológicas e sociais contribuem para esse acontecimento. “Namorar é uma coisa boa”, afirma a psicóloga clínica Helena Dagnino, pois a paixão experimentada pelos namorados produz energia e entusiasmo pela vida, contribuindo, inclusive, para a formação da personalidade. A possibilidade de dar e receber amor alimenta a auto-estima, conduzindo os jovens ao equilíbrio emocional.
Casamento
União entre um homem e uma mulher. Gen 2:24 - Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
No inicio do casamento a paixão está mais vigorosa, mais encantadora... No decorrer do convívio, essa paixão não acaba , torna-se branda com a essência do amor que completa no sexo.
O sexo no casamento é aprovado e traz benefícios como a procriação. Formação de uma família dentro dos trâmites religiosos e leis morais. Mas será que o sexo é só para isso ?
Não. Ajuda também a estimular consequências de ações e reações ao longo dos anos". E porque não dizer que o casamento é a segurança de não termos uma vida irracional como os dos animais.
Já pensaram se o casamento não está ligado as leis morais e espirituais ? Nossa ! O que seria da raça humana ? Gal 5:19-21
A cada aborrecimento conjugal, a cada atração extra-conjugal achariamos no direito de trocarmos de parceiros sem nos preocuparmos com o sentimento do próximo que vive ao nosso lado, isso, sem falar nas consequências da saúde mental e no físico. Rom 7:7.
O amor nunca acaba. O que precisamos fazer é estimulá-lo com muitas orações,(pois quem segura casamento é Jesus) vigilância e fazermos bom uso da sensualidade, seja, masculina ou feminina.
Então, Paixão no casamento completa o amor e sexo.
Fora do casamento ou relacionamento extra-conjugal torna-se um problema moral , sentimental, emocional e porque não dizer social.
Creuzeni Menezes - https://twitter.com/creuzenijo

terça-feira, 24 de agosto de 2010

SENSUALIDADE É PECADO ?


O que é sensualidade ?
Dicionário online : qualidade de sensual (concernente aos sentidos,voluptuoso,lúbrico,libidinoso),lubricidade, luxúria.
Bíblia online :
*Col 3:18 - Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor.
*1Ti 2:9 - Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,

*1Pe 3:5 - Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos.

Sensualidade não é pecado. Sensualidade é um dom de Deus para ser usado no momento correto (intimidade do casal), no local correto (no local da relação sexual) e com a pessoa correta (o cônjuge).
A sensualidade entre casais casados é necessária e primordial para a saúde sexual e relacional entre homem e mulher. Já a sensualidade entre adolescentes, jovens e solteiros só os estimula ao sexo precocemente. Exibir sensualidade é um prelúdio ao sexo. Ser sensual aleatoriamente, é estimular uma pessoa estranha ao sexo; além de deselegante, é antiético, indecoroso e pecado.
Exibir o corpo de forma sensual é muito natural para o mundo não comprometido com as questões espirituais. Afinal questões como virgindade, adultério e infidelidade não são problemas para as relações entre não cristãos. Mas para cristãos o estímulo sexual oferecido por certas roupas e atitudes, é ofensivo e estimula a promiscuidade, bolinação, fornicação, adultério e infidelidade – todos pecados sexuais.

“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pela caridade” Gálatas 5:13.


Ivair Augusto Costa
TEÓLOGO DA IASD / BIOQUIMICO - UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO


OBS. Com pesquisa na Bíblia a palavra sensualidade aparece uma vez com relação ao homossexualismo.



Rom 1:27 - E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.

Lv 18:22 e23 22 Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; abominação é;
23 Nem te deitarás com um animal, para te contaminares com ele; nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; confusão é.