segunda-feira, 17 de junho de 2013

VoCê EsTá PrEpArAdo pArA ToMaR dO Cálice QuE NãO é SeU?


O PROFETA JEREMIAS



O significado do nome Jeremias  é incerto. Há duas possibilidades. Yirmeyâhû quer dizer "Iahweh exalta", "Iahweh é sublime" ou "Iahweh abre (=faz nascer)".
Ele era filho de Hilquias, que operava em Anatote, no território de Benjamim ( O nome Hilquias era bastante comum na época, Jr 1:1 ) uma aldeia cerca de três quilômetros a nordeste de Jerusalém. Quando ainda era bem jovem, recebeu sua chamada divina e foi nomeado profeta pelo Senhor (Jr 1:4-10).
 Ficou familiarizado com a vida rural daquele lugar. Sem dúvida, ele aprendeu sobre os escritos dos profetas anteriores, e tinha excelente educação religiosa.
Seu ofício profético ampliou-se por mais de quarenta anos. Jeremias recebeu a desagradável tarefa de advertir sobre os envolvimentos e destruições que um poderoso inimigo, que não dava quartel, haveria de impor. Os falsos profetas porém, eram sempre otimistas, predizendo o bem, embora falsamente, para a nação de Judá. Jeremias por sua vez anunciava a terrível verdade. A exatidão de suas predições era tão grande que seus compatriotas sentiam que, de algum modo, ele era responsável pelos acontecimentos adverso, perseguindo-o como se fosse traidor. Porém Jermias nunca se esquivou da tarefa, mesmo diante de falsas acusações e de ameaças de morte. Seu senso de missão era muito forte e ele serviu com grande zelo até o fim, um fim que, segundo alguns foi a morte de um mártir, às mãos de sua própria gente.
Em análise bíblica do Antigo Testamento, Jeremias faz parte do primeiro conjunto de cinco livros dos profetas maiores, por sua extensão de ministério ,  Possui 52 capítulos.
 Autor: Jeremias escreveu o seu livro com a assistência de Baruque (Jr 1:1; 36:4)
aproximadamente 585 a.C.

POR QUE DEUS ENVIOU O PROFETA JEREMIAS ?

Deus nunca age antes de comunicar suas ações aos seus profetas. O profeta Jeremias foi enviado para mostrar os pecados do povo e caso eles não se arrependessem seriam destruídos. Jeremias detalhou como seria essa punição, mas o povo não deu ouvidos e as profecias se cumpriram.
Jeremias o profeta das lágrimas!  Ganhou o apelido de profeta chorão, por sua  grande  tristeza em relação o povo, onde a idolatria ( outros deus ) continuava em evidência, de forma que a adoração e o amor á Yahweh havia tomado um proporção em completo declínio, na adoração e sinceridade aos cultos. 
Mesmo com a reforma do rei Josias não houve mudança, onde ele ajunta o povo e renova o pacto do Senhor  (2 Rs: 22 e 23; 2 Cr 34 e 35).
“E o Rei deu ordem a todo o povo, dizendo: Celebrai a Páscoa ao Senhor, vosso Deus, como está escrito no livro do concerto”.
Porque nunca se celebrou tal Páscoa ( palavra hebraica - o Êxodo 12 -Pesach e significa "passar além", "ultrapassar" ) como está desde os dias dos Juízes que julgaram a Israel, nem em todos os dias dos reis de Israel, nem tampouco dos reis de Judá.
Porém no ano décimo oitavo do Rei Josias, esta Páscoa se celebrou ao Senhor, em Jerusalém  Reis 23:21-23.
Josias restaurou a Páscoa de uma forma que nenhum Rei de Judá ou Israel jamais havia feito.

O ministério de Jeremias abrangeu o período dos últimos cinco (5) reis de Judá.

a) Josias
b) Jeoacaz
c) Jeoaquim
d) Joaquim
e) Zedequias

Jeremias ficava na porta do Templo (igreja da época), nas praças, ou onde as pessoas se ajuntassem, para anunciar a mensagem divina. Falava contra a imoralidade, contra a ganância, a idolatria, a opressão aos pobres e contra as mentiras e ambições dos lideres religiosos de sua época.
Sua maior tristeza foi concretizado com a subimissão total   do povo, ao Rei da babilônia, Nabucotonozor, por desobediência do Rei Zedequais  levando assim  invasões dos inimigos, Jerusalém viu-se cercada e levados ao exílio (II Rs 25:1-12). Nesse intento houve-se a primeira leva e depois a segunda leva.
A primeira leva foi no sétimo ano do reinado de Nabucotonozor (Jr 52:28) em 597 a.C. e foram levados 3023 pessoas. A Segunda leva foi no decimo oitavo ano ele levou cativo 832 pessoas em 586 a.C. (Jr. 52.29). A terceira leva foi no vigésimo terceiro ano ele levou 745 almas (Jr. 52:30), em 582 a.C. No total foram levadas 4600 pessoas.

CONCLUSÃO

Marcos 14:32-42 , Lucas 22:39-46 e  João 17:1-26

Mat 2:17 - Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias, que diz:
Mat 16:14 - E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.
Mat 27:9 - Então se realizou o que vaticinara o profeta Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, que certos filhos de Israel avaliaram,

Onde estão os Jeremias ? Por quantas pessoas você tem orado e chorado?
É facil chorar por alguém que você conhece, como um ente-querido, aquele que você tem estima e valor,mas e aqueles que você não conhece, e por obedecer o E.S o faz ! Talvez até por um inimigo seu.
Lemos que Jesus orava e seu suor tornou-se  em grandes gotas de sangue que corriam até o chão. Pediu ao pai que fosse passado o cálix .
Enquanto Jesus orava seus discípulos dormiam, nem se quer, pelo menos vigiavam, de forma que Jesus os alertou a fazer. Enquanto Jesus buscava o amparo, proteção e força no Pai, seus discípulos fugiam do problemas.
 Jesus por 2 vezes foi observá-los, saber o que faziam e os encontrou dormindo e na terceira vez mandou-os descansar. Sabem por que isso ? Pois enquanto ele orava e pedia para que o cálix fosse-lhe tirado, Ele teve a resposta de Deus dizendo-lhe que não havia outro para se passar , que pudesse tomá-lo, ou seja , que pudesse ficar no lugar dele. Nenhum outro tinha tão grande amor pelo homem a ponto de morrer por nós! Sofrer tudo o que nós não suportaríamos.
Então, meu querido(a) se Deus te chamou para uma obra específica, não adianta achar que Deus irá passar para outro aquilo que você  tem que fazer.
Não  importa o que dizem nem o que possam fazer para retardar ou se quer, impedir o que Ele tem guardado pra você,  até porque Deus não se atrasa nem se adianta, ele tem a hora certa!  O kairós de Deus é justo e certeiro. Ele do trono Diz: EU SOU DEUS !!!





                                         

Jer 6:20 - Para que, pois, me vem o incenso de Sabá e a melhor cana aromática de terras remotas? Vossos holocaustos não me agradam, nem me são suaves os vossos sacrifícios.

Mat 11:7 - E, partindo eles, começou Jesus a dizer às turbas, a respeito de João: Que fostes ver no deserto? uma cana agitada pelo vento?