No dicionário online
1. Que ou aquele que tem pretensões, presunção ou vaidade.
2. Altaneiro; orgulhoso.
Em suma, Convencido, ou seja , aquele que acha que tudo e todos giram em torno dele. Não entende e nem vê um ato inocente de admiração e carinho do próximo. Geralmente pessoas assim deduzem mal a ação dos outros aplicando pensamentos em seus próprios sentimentos.
Essas pessoas acreditam não precisar das outras pessoas, acham-se auto-suficientes, onipotentes. Pessoas presunçosas não têm amigos sinceros porque não são sinceras na amizade - elas acreditam não precisar de amigos, nem de parentes, nem de superiores, nem de subordinados, enfim, de ninguém. E ainda tem por personalidade o egoísmo. Eu , Eu ,Eu sempre Eu.
A pessoa portadora de um Complexo de Superioridade está tentando compensar sensações de inferioridade que lhe são inerentes. Este termo foi criado pelo psicólogo Alfred Adler, discípulo de Freud, que posteriormente rompe com o mestre, e idealizador da Psicologia Individual. O sujeito que desenvolve este sentimento vê nos outros, julgados por ele como seus subordinados, traços de inferioridade que na verdade pertencem a ele, ou seja, trata-se de um jogo de projeções. Assim, ele tende a marginalizá-los, da mesma forma como também se sente excluído, atribuindo-lhes as mesmas características que lhe são imputadas por outrem. É muito comum estes indivíduos serem vistos como arrogantes e pretensiosos.
Ec 2:1 DISSE EU NO MEU CORAÇÃO : Ora vem, eu te provarei com alegria; por tanto goza o prazer; mas eis que também isso era vaidade.
Creuzeni Menezes
Nenhum comentário:
Postar um comentário